tecnologia pode reduzir até 95% da sua conta de energia

Além de ser uma fonte de energia renovável, os sistemas fotovoltaicos de energia solar, são uma ótima maneira de preservar o meio ambiente e ainda economizar energia. No Brasil, indivíduos tem licença para produzir a própria energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, segundo resolução da Aneel.

Desde 2012, aqueles que desejam se tornar produtores e consumidores de energia solar podem fazer isso, segundo a Resolução Normativa 4821. Visto o aumento da tarifa residencial das contas de energia, conhecer os benefícios da energia solar é sensato.

Confira: Buraco negro, veja a primeira imagem divulgada pelos cientistas

Por isso, elencamos as vantagens e desvantagens de contar com sistemas de energia solar em casa. Assim, abordamos também os meios mais fáceis para financiar a estrutura fotovoltaica e reduzir em até 95% o preço das contas de luz de casa.

Vantagens e desvantagem da energia solar

Além de limpa, renovável e silenciosa, a energia solar possui instalação barata, assim como a manutenção também. Dessa forma, só de contar com um sistema de captação fotovoltaica é possível notar uma diferença expressiva no preço da conta de luz.

Outro detalhe positivo é que produzindo mais do que se consome, a companhia de energia local compra os excedentes. Com isso, a principal desvantagem é que a geração de energia acaba durante a noite ou em momentos de baixa incidência de luz solar.

Leia também: Energia com telha solares através do grafeno

Ademais, a única chance de não contar com os benefícios dos sistemas de captação de energia fotovoltaica é morar em regiões escuras e não realizar a manutenção adequadamente. Afinal, isso compromete a capacidade da tecnologia de conseguir acumular energia a partir da luz solar.

Dá para financiar esse sistema de energia?

Pessoas físicas contam com a possibilidade de financiar o sistema fotovoltaico com o FGTS. Para isso, pode-se usar até 50% do saldo para realizar o investimento necessário. A partir das instalações a conta de luz passa a ser tão reduzida que o preço das parcelas fica ínfimo.

Já aqueles que possuem um CNPJ podem solicitar capital de giro em qualquer plataforma virtual de confiança para ter essa realização. Em suma, o sistema pode trazer uma economia de até 95% nas contas de energia, o que faz disso um ótimo investimento.

Confira: Nubank ações desvalorizam e perdem mais de 50% do valor de mercado

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje

Compartilhe