Resort utilizou mais de 42 mil caules de bambu para fazer construção

Um resort utilizou mais de 42 mil caules de bambu para fazer a construção de um centro de convivência, em um grande projeto na ilha de Phu Quoc, no Vietnã.

O projeto pertence ao estúdio Vo Trong Nghia Architects, com o principal objetivo de “dar as boas vindas” aos visitantes de um resort, ao criar uma estrutura complexa e escultural.

A construção, que mede aproximadamente 11,5 mil metros quadrados, fica localizada dentro do Phu Quoc United Center, considerado um complexo de lazer e entretenimento que ocupa mais de mil hectares na ilha.

42 mil caules de bambu utilizando métodos de construção refinados

O centro de boas-vindas foi feito com mais de 42 mil caules ocos de bambu, e o estúdio utilizou esses bambus ao incorporar métodos de construção refinados pelo próprio estúdio, ao decorrer dos anos.

Os caules são de espécies que crescem rapidamente no clima tropical do Vietnã, e foram utilizados em diversas situações, criando um local único e de magnitude.

Foram combinados arcos, cúpulas e grades, com dois vãos internos com as formas de um lótus e um tambor de bronze, que são símbolos da cultura do Vietnã que foram incorporados no projeto.

Todo o espaço interno do centro conta com uma grande luz natural, devido as grades utilizadas nas paredes e também por conta das claraboias de palha no telhado, permitindo a passagem da luz.

Além disso, as grades laterais utilizadas fazem com que haja uma passagem do ar também, trazendo uma ventilação natural e também um melhor conforto térmico para os visitantes.

De acordo com o fundador do estúdio, Vo Trong Nghia, o material utilizado é o “aço verde do século 21”, sendo um material abundante e acessível no país, ideal para espaços abertos ou áreas externas.

Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Hiroyuki Oki

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje

Compartilhe