Projeto vai investir R$ 38 milhões na recuperação da Mata Atlântica

Na última sexta-feira (8), o Governo Federal divulgou uma seleção de dez iniciativas para ajudar na recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica. O projeto está sendo realizado por meio do Ministério do Meio do Ambiente (MMA) e serão investidos mais de R$ 38 milhões para recuperar 3 mil hectares de áreas degradadas.

Os dez projetos selecionados vão atuar na recuperação de regiões de mosaicos de áreas protegidas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

“Muito do que a gente tem feito, tem sido resultado das lições aprendidas e eu espero que esse intercâmbio seja importante para quem vai implementar os projetos”, disse a diretora de ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente, Julie Messias e Silva.

Mico-leão-dourado, bicho que vive na Mata AtlânticaFonte:  Shutterstock 

Amparo ao meio ambiente

Segundo a diretora, a missão do ministério é recuperar 18 milhões de hectares em diversos biomas brasileiros. Por isso, a primeira missão do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica está sendo na capacitação de pessoas e desenvolvimento de instrumentos técnicos — agora, o objetivo será ir aos locais degradados e atuar na prática.

O apoio financeiro está sendo viabilizado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e pelo Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW). A capacitação de mais de 600 pessoas ajudará na recuperação, coleta de sementes e reflorestamento das áreas degradadas.

Veja a postagem original em: TecMundo

Compartilhe