Pesquisadores trabalham em novo método para captura de carbono com 99% de eficiência

A intensa atividade humana contribui para o aumento do nível de gás carbônico na atmosfera, causando prejuízos ao planeta. Por isso, pesquisadores desenvolveram uma nova tecnologia que captura carbono do ar de forma mais eficiente. 

Portanto, essa metodologia está em estudo e promete ser muito útil para a sociedade.  Neste artigo aprenda o que é, como funciona e qual é o novo método capaz de capturar 99% de carbono do mundo.

Confira: menor robô do mundo, confira a tecnologia que vai auxiliar à humanidade

O que é a captura de carbono e como funciona?

A captura de carbono visa diminuir as emissões dessa substância na atmosfera. Contanto, essa tecnologia pode armazenar até 90% de gases produzidos pelo desmatamento e uso de combustíveis fósseis.

O dióxido de carbono (CO2) é um elemento químico presente em todos os seres vivos. Entretanto, sua alta concentração no planeta terra provoca graves problemas ambientais. 

Portanto, a indústria e a agropecuária são os principais setores da atividade humana que geram um aumento da presença de carbono na atmosfera. Por isso, os pesquisadores têm se debruçado sobre formas de conter esse desequilíbrio. 

A Captura Direta de Ar (DAC) é um dos estudos mais promissores. Tem duas maneiras do CO2 ser capturado da atmosfera:

  • DAC Líquido: Ao entrar em contato com uma solução líquida, ocorre uma reação química que prende o CO2;
  • DAC Sólido: O carbono entra em contato com filtros sólidos. É preso por conta do processo químico utilizado.

Leia também: triciclo elétrico com uma autonomia de 80 km: confira os detalhes

Essa tecnologia desenvolvida por cientistas é importante para a preservação do meio ambiente, pois ao diminuir a emissão de carbono, evita possíveis catástrofes climáticas.

No entanto, pesquisadores continuam em busca de métodos que sejam mais eficazes. Atualmente há uma nova forma de retirar carbono do meio ambiente. Então, continue a leitura e saiba como funciona.

Como funciona o novo método desenvolvido pelos pesquisadores?

Pesquisadores do Japão criaram um método capaz de capturar 99% do carbono da atmosfera. Beneficiando toda a sociedade, e trazendo mais eficacia e rapidez com essa nova tecnologia. 

Contanto, liderados pelo cientista Seiji Yamazoe, os estudiosos criaram um sistema que une às duas formas de capturar carbono: DAC líquido e DAC sólido. 

O composto líquido suga o gás da atmosfera, e assim começa a primeira etapa. Em seguida, se transforma em sólido. Então, isso ocorre porque a reação química presente no processo faz com que o carbono removido seja insolúvel.

Portanto, esse novo método pode trazer inúmeros benefícios para a sociedade. Segundo os ambientalistas, desenvolver técnicas mais baratas e eficientes irá diminuir os riscos de um colapso climático

As indústrias alimentícias e de combustíveis fosseis, poderão fazer o uso do CO2 retirado da atmosfera.

Confira: máquina é instalada em São Paulo para comprar e reciclar celular usado

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje

Compartilhe