O que fazer se o autoteste de covid-19 der resultado positivo?

Desde 17 de fevereiro de 2022 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso de autotestes para covid-19 no Brasil, mas ainda há dúvidas por parte da população quanto ao seu uso e ao que deve ser feito em caso de teste com resultado positivo. Confira a seguir o que fazer se o seu autoteste der positivo para covid-19.

Comercializados em farmácias, os autotestes para covid-19 permitem que uma pessoa realize todas as etapas da testagem para a doença, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, em qualquer lugar, sem a necessidade de auxílio de um profissional e em menos de 20 minutos.

De maneira geral, para utilizar o kit — composto por cotonete estéril, cartão teste, tubo plástico com líquido e instruções —, o usuário deve introduzir o cotonete no nariz, mergulhá-lo na solução estéril, gotejá-la no cartão teste e aguardar o resultado.

O que fazer se o autoteste de covid-19 der resultado positivo?

Nesse caso, a orientação do Ministério da Saúde é de que, mesmo sem sintomas, a pessoa fique isolada para evitar a contaminação de outros, use máscara e avise quem teve contato recente para também realizar teste para a doença.

Também é recomendado que a pessoa busque atendimento em um serviço de saúde, para confirmar o diagnóstico, receber orientações e para que os sistemas do Ministério da Saúde sejam notificados.

De acordo com o repositório de dados sobre a covid-19 da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, o total de casos da doença no Brasil passa de 31 milhões; as mortes causadas pelo coronavírus já superam os 667 mil.

Veja a postagem original em: TecMundo

Compartilhe