Nova técnica torna aço inoxidável 80% mais resistente

Uma nova técnica de jateamento a frio tornou o aço inoxidável 80% mais resistente à fadiga, trazendo resultados melhores e sendo uma técnica mais barata.

A equipe de pesquisadores da Itália, Rússia e Turquia descobriu a técnica para substituir a têmpera ao trabalhar com o aço inoxidável AISI 316L.

O aço trabalhado nesses testes é uma liga muito utilizada na produção de equipamentos químicos, aeroespaciais, alimentícios e até mesmo joias.

Ao invés de utilizar o método da têmpera (onde há um choque na temperatura do aço), optaram pelo jateamento (shot peening), onde diversas pequenas partículas são disparadas sobre a superfície do aço, ao utilizar um jato de ar comprimido.

Como resultado, a superfície se torna mais dura e cria tensões de compressão residuais, além de reduzir o tamanho dos grânulos do aço, assim como na têmpera.

De acordo com o professor Kazem Kashyzadeh, a equipe decidiu realizar um estudo abrangente do AISI 316L para aprender mais sobre o processo do jateamento em várias condições.

Resultados da nova técnica que torna o aço inoxidável 80% mais resistente

 

Após testar de forma experimental 42 tipos de jateamento, com diferentes intensidades de disparo e diferentes áreas de cobertura, foi possível ter um resultado surpreendente.

Quando um teste era encerrado, os cientistas determinavam a microestrutura do aço após o processamento, além de outros parâmetros, como:

  • Tamanho dos grãos;
  • Topografia da superfície;
  • Molhabilidade;
  • Dureza;
  • Entre outros.

Quando atingiram uma intensidade de cerca de 25 (medida usando o teste de Almen, dobrando a placa de teste) e uma área de cobertura de 1.500%, conseguiram os seguintes resultados:

  • O aço inoxidável se tornou 1,8 vez mais duro;
  • Resistência à fadiga aumentou em 81,25%.

Os resultados trazem diversos benefícios, uma vez que a utilização do jateamento a frio nos casos em que as características da peça o permitam devem trazer uma economia, pois se trata de um processo menos intensivo em energia.

Jateamento a frio quase dobra dureza do aço inoxidável

Fonte: Inovação Tecnológica

Imagem em destaque: Foto/Reprodução BalashMirzabey

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje