Navegador Tor ganha função para evitar bloqueios da internet

O navegador Tor ganhou, na última quinta-feira (14), uma nova versão. De acordo com os desenvolvedores, o software foi aprimorado em relação à atualização anterior, ganhando ferramentas para aumentar a privacidade na navegação e possibilitar o uso da internet em regiões “fortemente censuradas”.

Uma das principais novidades do Tor Browser 11.5, a detecção e evasão automática de censura se dá por meio da função Connection Assist, que mantém uma lista atualizada de configurações de rede específicas de vários países. Ao verificar a localização do usuário (com o seu consentimento), ela ativa a melhor opção para aquele caso, permitindo o acesso à web.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a ferramenta chega em sua primeira versão estável e inicialmente sujeita a algumas instabilidades. Os problemas podem acontecer principalmente em países como Rússia, China, Turcomenistão e Bielorússia, onde a rede Tor costuma sofrer com bloqueios na internet.

As melhorias já estão disponíveis para todos os usuários do Tor no PC.Fonte:  Tor/Divulgação 

Também vale destacar, na nova versão do navegador Tor, a mudança na interface de configuração de conexão. Se o usuário preferir configurar a rede por conta própria, em vez de optar pelo modo automático, verá um painel redesenhado para facilitar o trabalho, contando até mesmo com emojis para identificar as pontes salvas.

HTTPS ativado por padrão

Há ainda outras novidades no Tor Browser 11.5, como a ativação por padrão do modo somente HTTPS no desktop. A medida, que será lançada futuramente na versão para Android, melhora a proteção contra ataques cibernéticos, tornando a navegação ainda mais segura.

A atualização também chega com melhorias no suporte a fontes, reduzindo os problemas de renderização de caracteres em determinados idiomas, que agora passam a ser suportados pelo navegador. Os pacotes adicionados não deixaram o arquivo de instalação mais pesado, conforme os desenvolvedores.

O download da nova versão do navegador Tor está disponível na página oficial do projeto.

Veja a postagem original em: TecMundo

Compartilhe