Mini hidroelétrica criado por jovens belgas pode abastecer até 500 casas

Dois jovens inventores belgas, Jasper Verreydt e Geert Slachmuylders, criaram uma inovadora proposta de geração de energia sustentável com hidroelétrica. A partir do projeto de sua empresa, Turbulent, projetaram uma mini usina de baixo custo capaz de fornecer energia para até 500 casas.

Em suma, sua empresa tem como missão criar e instalar turbinas que geram energia com baixo custo. Além disso, um dos detalhes importantes sobre esse projeto é que demanda pouca manutenção e sua instalação pode ocorrer em diferentes categorias de canais de água sem causar impactos ambientais nocivos.

Confira: Apagão de mais de uma hora devido à tempestade solar: confira

O projeto da hidroelétrica

Em suma, o projeto para a hidroelétrica surgiu a partir do estudo de ambos sobre os vórtices fluviais e de canais. Então, após tirarem conclusões sobre os estudos, reuniram profissionais para o desenvolvimento de turbinas hidroelétricas capazes de gerar entre 15 e 70kW.

Mas para conseguir essa quantidade de energia é necessário que as turbinas estejam em rio, canal ou curso d’água com queda entre 1,5 e 5 metros. Detalhe: podem ser instaladas tanto turbinas únicas quanto uma rede de turbinas, a depender da demanda de energia local.

Leia também: Valor a receber: confira como consultar o seu aqui

A proposta por trás das turbinas hidroelétricas

Pela facilidade da instalação, baixa demanda de manutenção e longevidade dos materiais, essas turbinas são um meio viável de gerar energia para lugares onde a rede elétrica pública ainda não é distribuída.  A ideia é distribuir energia limpa em lugares inacessíveis.

Dessa forma, famílias sem acesso à energia elétrica têm um meio para ter entre 120.000 e  560.000 kWh por ano com cada equipamento. E o impacto gerado é a capacitação da cultura de regiões energeticamente marginalizadas para o uso desses meios e ter eletricidade.

Desde 2015 o projeto está em pleno funcionamento em pelo menos 10 países e regiões do mundo. E isso possibilitou que os criadores Jasper e Geert recebessem diversos prêmios por seu empenho em promover energia limpa e acessível para comunidades do mundo inteiro.

Confira: Chineses criam rato-robô capaz de procurar sobreviventes em locais onde ocorreram desastres

Chineses criam rato-robô capaz de procurar sobreviventes em locais onde ocorreram desastres / Fonte reprodução internet

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje

Compartilhe