Microsoft bloqueia macros do Office de arquivos baixados da internet

Na quinta-feira (21), a Microsoft anunciou que voltará a bloquear macros encontrados em documentos do Office obtidos na internet. A medida, aplicada ainda em fevereiro deste ano, foi suspensa temporariamente no início deste mês.

Contextualizando, um macro pode ser definido como uma ação ou um conjunto de ações utilizadas para automatizar tarefas, gravada na linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA). Seu bloqueio visa proteger usuários, uma vez que a ferramenta se tornou uma das maneiras mais eficazes de espalhar famílias de malware em ataques de phishing.

Sendo realizada diretamente nos servidores da Microsoft, a decisão não exigirá uma atualização da suíte Office. Sua principal mudança está na documentação de apoio, disponibilizada aos usuários quando um arquivo é bloqueado, que agora deve exibir as ações de resposta de maneira simplificada.

Segundo o site Bleeping Computer, os feedbacks negativos foram o agravante que incentivaram a Microsoft a retirar temporariamente os bloqueios.

Nova versão do alerta de segurança. (Fonte: Bleeping Computer / Reprodução)Fonte:  Bleeping Computer 

A nova notificação inclui a mensagem “A Microsoft bloqueou a execução de macros porque a origem desse arquivo não é confiável”, além do botão “Saiba mais”, que leva o usuário a um guia com mais instruções sobre a medida e como acessar o macro.

No entanto, a novidade não deve afetar todas as versões da suíte imediatamente — como o Office para Mac, Android, iOS ou Web. A nova atualização será entregue gradualmente e ainda não tem data para chegar aos canais empresariais.

Veja a postagem original em: TecMundo

Compartilhe