Meteoro do tamanho de um carro ilumina o céu nos Estados Unidos; veja

A Sociedade Americana de Meteoros (AMS) divulgou que um meteoro grande e brilhante – do tamanho de um carro pequeno – sobrevoou os céus dos estados americanos do Texas, Oklahoma e Louisiana na noite de domingo (24), às 22h25 (0h25 de segunda-feira no Brasil). O objeto foi classificado como “bola de fogo” por ser maior e mais brilhantes do que os fragmentos que normalmente penetram a atmosfera terrestre.

De acordo com a AMS, a organização científica recebeu mais de 500 ligações e muitos vídeos exibindo o evento. No site, foi informado que “Várias testemunhas perto da rota de voo relataram ter ouvido um estrondo sônico atrasado, indicando que os meteoritos dessa bola de fogo podem ter sobrevivido ao solo”.

Esses meteoros “bolas de fogo” são mais comuns do que se pensa, segundo a AMS, mas, como a maioria deles se precipita sobre o oceano ou em locais desabitados, acabam passando despercebidos. A grande repercussão do fenômeno ocorrido no domingo se deu porque ele foi visível em cidades muito populosas, como Houston, Dallas-Fort Worth, Austin e San Antonio.

Por que bola de fogo ou bólido?

Evento AMS Fireball nº 4290-2022, no Texas, EUA, no domingo, 24 de julho de 2022. (Fonte: AMS/Divulgação.)Fonte:  AMS 

Conforme a AMS, a maioria dos meteoros que caem na Terra são bem pequenos, quase do tamanho de um grão de areia. Alguns, um pouco maiores – do tamanho de uma toranja, por exemplo –, são capazes de produzir tanto brilho quanto a lua cheia, mas a luz dura apenas alguns segundo. Mas a bola de fogo – ou bólido – que atravessou os céus do Texas foi bem diferente disso.

Segundo a AMS, a bola de fogo de domingo era muitíssimo maior, atingindo o tamanho de um carro pequeno. O seu brilho, dizem os especialistas, é devido à sua extrema velocidade. Mesmo lentos, os meteoros viajam a 16 quilômetros… por segundo.

Veja a postagem original em: TecMundo

Compartilhe