Metade dos brasileiros esquecem senhas em 5 minutos, diz pesquisa

Nesta quinta-feira (9), o C6 Bank/Ipec divulgou uma pesquisa sobre segurança digital e, segundo os resultados, 48% dos entrevistados afirma que já se esqueceu de uma senha registrada após apenas cinco minutos. Ao todo, dois mil brasileiros das classes A, B e C foram questionados.

A pesquisa revela que o esquecimento de senhas é um problema constante entre os brasileiros e, por isso, 10% dos entrevistados afirmam que usaram a palavra “senha” como código de acesso para sites ou aplicativos. Inclusive, cerca de 33% dos participantes disseram que preferem decorar códigos fáceis, mesmo que eles não sejam seguros.

“As combinações óbvias de senhas, como 1234 ou data de aniversário, são as primeiras a serem testadas por criminosos e justamente por isso devem ser evitadas. Use uma senha diferente para cada site ou serviço e evite reutilizar as mais importantes. Escolha combinações fortes, preferencialmente as alfanuméricas”, disse o head de cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 27 de maio e a margem de erro é de 2 pontosFonte:  Shutterstock 

Esqueceu a senha?

Segundo a pesquisa, 21% dos brasileiros já sofreram invasão em uma conta de rede social, enquanto 15% já tiveram contas de e-mail hackeadas. Além disso, 34% dos entrevistados usaram redes públicas de WiFi para realizar compras ou acessar contas bancárias — felizmente, 86% das pessoas mantém o sistema do smartphone atualizado.

O especialista de segurança do C6 Bank sugere usar a autenticação de dois fatores sempre que possível. “Além de senhas seguras, recomenda-se que os usuários adotem boas práticas de segurança na hora de fazer transações pela internet, como usar, preferencialmente, a conexão 3G, 4G ou 5G de seus smartphones para acessar apps financeiros”, foi afirmado em comunicado oficial.

Entre os dias 6 e 13 de junho, o C6 Bank promove a Semana da Conta Seguro, uma campanha criada para incentivar os brasileiros a reforçarem a segurança digital. Estão sendo publicados vídeos e outros conteúdos mostrando as funcionalidades do banco e ensinando o que fazer em caso de roubo ou furto de celular.

Veja a postagem original em: TecMundo

Compartilhe