GM desenvolve sistema capaz de tornar qualquer carro no mundo em elétrico

A General Motors (GM) desenvolveu um sistema capaz de tornar qualquer carro no mundo em elétrico, o anúncio foi realizado nos Estados Unidos.

O kit para transformar carros convencionais em elétricos veio acompanhado do slogan “Everybody In” (todo mundo dentro, em tradução literal), a fim de trazer inclusão a marca.

Assim, a montadora possibilita que a tecnologia de emissão zero não apenas para veículos elétricos de fábrica, e sim para quaisquer carros, sejam eles novos ou antigos.

Além disso, o kit não fica somente no segmento de carros, uma vez que os recursos também podem ser aplicados em barcos ou TUGs, equipamentos de suporte terrestre, também conhecidos como tratores de bagagem, muito utilizados em aeroportos.

Segundo o anúncio oficial da GM, a ideia é investir US$ 20 bilhões até 2030 para a expansão da “era elétrica” dos veículos novos e lançamentos, que devem ser divididos em quatro áreas-chave:

  • Chevy Performance e Aftermarket;
  • GM Powered Solutions;
  • Ground Support Equipment;
  • Marine Propulsion.

 

Sistema capaz de tornar qualquer no mundo em elétrico já conta com veículos-conceito

 

A Chevy Performance e Aftermarket apresentou veículos-conceito de conversão elétrica, nos seguintes modelos:

  • Picape E-10;
  • K-5 Blazer-E;
  • eCOPO Camaro;
  • Projeto X, construído em colaboração com o eCrate Solutions Group da Cagnazzi Racing.

O veículo mais novo apresentado foi um El Camino SS de 1972, que foi eletrificado pela Lingenfelter Performance Engineering, localizada em Brighton, Michigan, nos Estados Unidos.

Os clientes devem trabalhar com instaladores qualificados através do programa modificador de veículos especiais elétricos (eSVM), que foram treinados para substituir os motores de combustão interna convencionais para um veículo com sistema de propulsão 100% elétrico.

Segundo a GM, a empresa deverá, em um futuro próximo, implementar o que há de mais moderno em tecnologia EV, independentemente da geração de bateria ou química, a fim de eletrificar uma ampla gama de aplicações em todos setores.

Fonte: Canaltech e General Motors

Imagem em destaque: Foto/Reprodução General Motors

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje