Gasolina sem petróleo? Confira como essa empresa está criando

Nos últimos anos, os combustíveis fósseis como a gasolina têm ficado cada vez mais caros. Isso acaba influenciando em toda a estrutura econômica do país. Você deve saber também que as estruturas que movem o comércio no Brasil são as rodoviais.

Ou seja, isso quer dizer que a alta na gasolina aumenta todos os preços. Pensando nisso, muitas empresas buscam uma solução para esse problema. Agora, uma nova tecnologia está sendo criada, a gasolina sintética que não usa petróleo, pode mudar a economia.

Confira: Estrutura coleta e armazena água da chuva: Confira

Qual é a diferença da gasolina sintética para a comum?

A gasolina sintética tende a ser mais barata, por ser mais fácil de conseguir sua matéria bruta. Isso porque seus componentes incluem o ar e a água, tornando o acesso à matéria-prima quase que gratuito.

Gasolina sem petróleo? Confira como essa empresa está recriando a nova fórmula / Créditos de imagem freepik

Além dos benefícios financeiros, ao promover esse combustível, você também está ajudando de uma forma geral o meio ambiente. Isso, pois o novo modelo não pede por uma queima de petróleo, sendo um risco para a atmosfera.

Confira: Elon Musk sugere que Espanha deve construir usina solar gigante

Como a gasolina sintética é produzida?

Então, a produção da gasolina sintética usa eletrolisadores, que são os responsáveis por dividir as moléculas de hidrogênio das de oxigênio da água, isso usando apenas energia eólica.

Portanto, gera uma reação química captura o dióxido de carbono no ar e o combina com o hidrogênio da água. Assim, você tem a produção da gasolina sintética sem usar combustíveis fósseis ou qualquer substância nociva.

Você pode imaginar que isso ainda não é perfeito, e é verdade. A tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas tem um futuro muito próspero. E a melhor parte é que o motor de qualquer carro pode aceitar essa gasolina.

Existem muitas razões para a alta no petróleo, mas a principal delas é o fato de ser um material limitado. Como dito anteriormente, a expectativa futura para essa matéria-prima é apenas de alta para os próximos anos.

Esse novo combustível, pode ser utilizado em carros, navios e aviões. A nova fórmula, vem sendo testada por uma empresa Chile, e o combustível foi batizado com o nome “eFuel”, criado pela Highly Innovative Fuels.

A grande marca de carros Porsche, também está envolvido nessa nova tecnologia. A montadora anunciou um investimento de US$ 75 milhões. Portanto, já sabemos, que grandes nomes estão por trás dessa inovação.

Leia também: Bola de plasma lançada por mancha solar “morta” chegou à Terra

Bola de plasma lançada por mancha solar
Bola de plasma lançada por mancha solar “morta” chegou à Terra / Créditos de imagem pixabay

 

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje

Compartilhe