Fiat anuncia o fim de quatro carros no Brasil, confira quais

A Fiat anunciou o fim de quatro carros no Brasil, devido a fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

As novas normas de emissões e ruídos fizeram com que a marca tirasse os seguintes modelos do seu catálogo no Brasil:

  • Grand Siena;
  • Doblò;
  • Argo 1.8;
  • Cronos 1.8.

Os modelos acima foram retirados por possuir motores antiquados, ou, no caso do Grand Siena e Doblò, falta equipamentos de segurança que serão obrigatórios no futuro, como controles de estabilidade e tração.

Fim de quatro carros no Brasil: saiba mais sobre os motivos de retirada de cada modelo

 

Cada modelo teve sua razão específica para ser descontinuada, uma vez que diversas vezes, para a marca, o custo-benefício para adaptar o modelo para uma versão permitida não é bom.

O Grand Siena é um dos carros mais utilizados por motoristas de aplicativo e táxis, devido ao seu conforto e bom nível de consumo, mas seus motores (1.0 e 1.4 Fire) já estão defasados em tecnologia.

Além disso, esses motores são mais poluentes do que o atual 1.0 Firefly, de três cilindros, e diversos outros modelos da marca.

Já o Doblò é uma miniperua que não traz muitas vantagens além do seu grande espaço interno, uma vez que conta com alto custo de produção, baixo número de vendas e também há o uso do motor 1.8 eTorq.

Já o Argo e Cronos são projetos mais modernos (2017 e 2018, respectivamente), mas contam com baixas em suas linhas e suas variantes topo de gama devem ser substituídas.

As variantes com motor 1.8 eTorq devem ser substituídas, a princípio, por modelos com o motor 1.3 Firefly de 107 cv, que já está atualizado para as novas normas do Proconve.

Os modelos também devem receber o câmbio automático do tipo CVT, que é ideal para esse tipo de motorização, devido ao seu custo-benefício de extrair o melhor desempenho com um consumo honesto.

Já as versões 1.0 Turbo GSE de Argo e Cronos somente devem aparecer futuramente em uma nova geração, onde podem ser aprimorados para se tornarem compactos premium, competindo com Volkswagen Polo e Virtus e o Nissan Versa.

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Fiat

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje