Energia solar e eólica representam 10% da eletricidade global: confira

Diferentemente dos modelos energéticos mais utilizados no mundo, tanto a energia solar quanto a eólica, dispensam a queima do material base para produção de energia. Destacando as fontes, não somente como ilimitadas e renováveis, mas também como mais saudáveis ao ecossistema.

Então, com  o crescente uso de materiais não renováveis e poluentes desde o início da revolução industrial na Inglaterra, como o carvão e o petróleo. Nosso planeta ficou suscetível a um aumento de temperatura de 1,5 graus Celsius.

Confira: Elon Musk investiu US$ 2,89 bilhões em ações do Twitter

Esse aumento de temperatura aconteceu devido à queima de gases poluentes na atmosfera. Portanto, esses se concentram nas primeiras camadas de ar da atmosfera, e prejudicam diretamente a vida no planeta. 

Caminhos para um futuro sustentável: Energias solar e eólica 

Então, em função do aumento mencionado anteriormente, os Estados que se amparam em pesquisas e tratados propuseram uma média internacional de redução de poluentes no ar.  Afinal, caso isso continue crescendo (poluição) a sobrevivência da humanidade pode tornar-se um desafio.

Energia solar e eólica representam 10% da eletricidade global / Créditos de imagem pexels

De acordo com resultados levantados pela empresa de consultoria Ember, atualmente um décimo de toda energia produzida no planeta vem de fontes renováveis. E a parcela de maior expressão dessa energia é solar e/ou eólica.

Entretanto, para evitar que o aumento da temperatura do planeta continue acontecendo, os dados da Ember. Apontam, ser necessário um crescimento, exponencial do uso de energias de matriz solar e/ou eólica em 20% anualmente até o final dessa década.

Leia também: Elon Musk está realizando teste com o Lucid Air? Confira os detalhes

A possibilidade e viabilidade da mudança de padrão energético global.

A mudança de perspectiva energética não somente é possível e viável, como se encontra próximo de nosso horizonte de matriz energética atual. Afinal, ambas são as formas de produção energética mais baratas disponíveis no mercado.

Contando com um quorum de mais de 50 países adeptos aos modelos energéticos renováveis. Ainda que não produzam sua energia exclusivamente por esses meios. Porém, o aumento nos últimos anos foi tão expressivo que a energia eólica e solar encontram-se no segundo lugar, como maiores meios de produção energética de 2021.

Para as pessoas que ainda estão conhecendo sobre essa, nova geração de energia. A energia eólica se dar, através da transformação da força gerada pelo vento. Para conseguir essa fonte de energia, utiliza-se um gerador.

Confira: “Irmão gêmeo” de Júpiter é descoberto através do telescópio espacial kleper

“Irmão gêmeo” de Júpiter é descoberto através do telescópio espacial kleper / Créditos de imagem pixabay

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje

Compartilhe