Enel Brasil e Governo da Bahia assinam acordo para a construção de projetos de produção de hidrogênio verde no estado

Enel Brasil e Governo da Bahia assinam Carta de Intenções – imagem: Divulgação

A Enel Brasil assinou um acordo com o Governo do Estado da Bahia para a construção de futuros projetos de hidrogênio verde. Este é o primeiro documento assinado pela empresa para empreendimentos do gênero no Brasil.

A Enel Brasil e o Governo do Estado da Bahia assinaram na terça-feira (12/04) um Memorando de Entendimento para que sejam feitos estudos de viabilidade de projetos para a produção de hidrogênio verde no estado, pela Enel Green Power Brasil, empresa de energia renovável do Grupo Enel. Os estudos avaliarão os setores técnicos, financeiros e comerciais para o empreendimento. A parceria com o Governo do estado da Bahia tem como missão unir forças para analisar as premissas que influenciam na viabilidade de projetos para a produção do combustível no estado, incentivando o futuro avanço de toda a cadeia na região. O memorando da Enel Brasil com o governo é de um ano e há a possibilidade de prorrogação.

Enel Brasil acredita no hidrogênio verde como meio para acelerar a descarbonização

De acordo com os resultados dos estudos de viabilidade na Bahia, a empresa definirá, por meio de sua estratégia de negócios e a partir de critérios técnicos, potenciais projetos, prazos para a execução e também o valor de seus investimentos.

De acordo com Roberta Bonomi, que está à frente do projeto da Enel Brasil, a empresa acredita no hidrogênio verde como uma ótima ferramenta estratégica complementar para que a descarbonização seja impulsionada, principalmente para atividades específicas da economia, que por motivos econômicos e específicos, não podem utilizar, em seus processos de produção, a eletrificação por meio de fontes renováveis como o hidrogênio verde.

A executiva ressalta o caso da indústria química, que conta com uma grande presença na Bahia. Atualmente, a Enel Brasil é a maior operadora de energia eólica e solar do Brasil e planeja desenvolver um papel importante também no mercado de hidrogênio verde em um futuro próximo, gerando diversos empregos e oportunidades de desenvolvimento econômico e social.

Memorando de entendimento faz parte dos esforços globais de viabilidade da Enel Brasil

De acordo com Bonomi, o Brasil já é uma potência em geração de energia renovável e Enel Brasil acredita que a produção de hidrogênio com base em energia totalmente limpa será um grande diferencial competitivo para o país na medida em dos custos de produção em relação a esta tecnologia.

O memorando de entendimento com o governo do estado da Bahia é o primeiro deste tipo assinado pela empresa no Brasil e compõe os esforços globais da empresa de fomentar a viabilidade econômica e técnica deste tipo de solução nos países em que atua.

A Enel Green Power cria e opera usinas de energia limpa no mundo todo e está presente na Europa, África, Américas, Oceania e Ásia. Sendo líder mundial em energia renovável, com capacidade total de aproximadamente 54 GW e um mix de geração que inclui energia solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica, além de instalações de armazenamento de energia.

Conheça a Enel Brasil

A Enel Brasil é a maior empresa privada do setor de energia elétrica do Brasil e desempenha o papel de liderança no desenvolvimento das fontes renováveis de energia no país.

A empresa atua em toda a cadeia de energia com atividades que vão desde a geração até a venda de energia. Através de suas quatro distribuidoras no Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e São Paulo, a empresa leva energia a 18,3 milhões de clientes residenciais, rurais, comerciais, industriais e do setor público. No setor de geração, a empresa também é a maior em energia solar e eólica do país, gerenciando, ao todo, uma capacidade renovável total de mais de 4,3 GW.

Veja a postagem de horigem em: Click Petróleo e Gás

Compartilhe