confira as mini turbinas para telhados

Quando lembramos de energia eólica, logo vem á mente a imagem de turbinas enormes projetadas em planícies. Mas atualmente, existem muitas opções de mini turbinas. Um desses novos designs são para se encaixarem no topo de telhados residenciais ou comerciais.

Dessa maneira, o equipamento aproveita de forma simples e eficiente a energia dos ventos para produzir eletricidade. Além de ser um meio muito ecológico de se ter energia em casa, também é econômico.

Confira a nova função para ocultar os seus dados no Google

Energia eólica mais eficiente

O design da mini turbina permite que a superfície inclinada nos telhados seja aproveitada para direcionar e concentrar o vento. Dessa forma, acelerando o fluxo de ar através da rotação.

Após percorrer o telhado, o vento forma um ponto de compressão na crista dele. Assim, a velocidade do vento pode chegar a ser três vezes maior que a do ambiente, o que é ótimo para a produção de energia elétrica.

Nesse sentido, se colocar a máquina em área de alto fluxo de vento, ela terá até nove vezes mais potência do que as turbinas eólicas de eixo horizontal. Ou seja, as mini são mais eficientes que as normais.

Leia também: Mini hidroelétrica criado por jovens belgas pode abastecer até 500 casas

Opções de produto

A empresa The Power Collective, responsável pelas mini turbinas, comercializa atualmente 3 opções de produtos. O primeiro é o sistema do RB1, uma versão doméstica e menor, projetado para produzir eletricidade em diferentes condições de vento.

Já o RB2 é uma versão comercial, sendo a maior e mais potente. Ela foi projetada para instalações em várias  categorias de construções. Por exemplo, em grandes indústrias. E seu desempenho é estável, mesmo em diferentes condições de vento.

Por fim, há a instalação hibrida, que combina as turbinas com painéis solares. Essa combinação melhora a eficiência energética e desempenho. E pode ser feita com os sistemas básicos do RB1 e RB2 com a saída de painéis fotovoltaicos.

Confira: Vagas de emprego no Mercado Livre: confira as 4 mil vagas para 2022

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje

Compartilhe