Como descartar de forma correta o lixo eletrônico? Confira aqui

Como descartar corretamente o seu lixo eletrônico, procure um ponto de coleta seletiva, varias cidades no Brasil tem esses pontos de coleta. Eles são conhecidos como ecopontos, quem nunca deixou em casa um aparelho eletrônico que não usa mais como, por exemplo, um computador antigo.

Então, esses objetos que não usamos mais são considerados, lixos eletrônicos e o seu descarte sem nenhum cuidado, representa um grande risco para o nosso planeta. Devido a metais pesados que gera danos ao meio ambiente devido à contaminação de solos.

Confira: 1.182 painéis solares serão instalados na fachada de um edifício

Principalmente para os lenços freáticos e os organismos da fauna e da flora. Portanto, eles reduz a vida dos aterros sanitários. Então, para você ter uma ideia, dentre os insumos necessários para a produção desses produtos eletrônicos, encontram-se: 

  • Sódio;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Cobre;
  • Níquel;
  • Magnésio;
  • Arsênico;
  • Chumbo;
  • Cadmio;
  • Mércurio.

Danos derivados do lixo 

Então, o departamento de Microbiologia da Universidade de São paulo (USP), os metais classificam-se em:

1- Elementos essenciais e simultaneamente micro-contaminante: cromo, zinco, ferro, cobalto, manganês e níquel.

2- Micro-contaminantes ambientais: arsênico, chumbo, cadmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio;

3- Elementos essenciais: sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio.

Portanto, a contaminação por meio dos elementos acima citados, depender do grau de contaminação, desencadeia desde sintomas de curto prazo, agudos e visíveis até de médio a longo prazo por todo o organismo.

Leia também: Energia eólica fara parte de 100% das operações da Ambev, confira

E os sintomas decorrentes pela contaminação através dos metais pesados, como o chumbo, seus sintomas, dependendo da quantidade que levou o endividou a contaminação. Pode provocar vomito, diarreia, convulsões, ao coma ou até mesmo a morte. 

Bário: as pessoas que tem contato com ele podem ter sintomas como, fraqueza muscular, danos ao coração, figado e baço.

Mércurio: é causador de danos cerebrais e no figado, portanto, gerando vários problemas com a saúde.

Arsênico: dependendo da exposição cronica ou continuada, ele pode causar doenças de pele, diminuição da velocidade de transmissão dos impulsos nervosos e causar câncer de pulmão.

Cadmio: provoca fraqueza, febre, dores de cabeça, calafrios e dores musculares.

Cloreto de polivinila (PVC): quando inalado, causa problemas respiratórios.

Conscientização sobre o lixo eletrônico e descarte correto

Então, só através da educação ambiental, que podemos alcançar um sistema econômico e ecológico, com consumidores mais conscientes e modelos de produções mais sustentáveis. Portanto, vamos lembrar que, nossa melhor arma é o exemplo.

O descarte de lixo eletrônico, não é complicado apenas diferente, dos demais. Hoje, temos mais de 1.7 mil pontos de entrega voluntaria de (PEVs), então apenas em São Paulo são mais de 70 pontos.

O primeiro passo, para fazer um excelente trabalho, é começar a realizar a separação desses materiais. Entretanto, muito cuidado ao manusear, esses materiais que são inutilizados, eles podem causar um risco a saúde.

Vale ressaltar quer, empresas como a própria Magalu, recebem itens de pequeno e médio porte. Como, por exemplo, tablets, fones de ouvido, televisores e entre outros. E você pode está pesquisando no próprio google, por Ecopontos, em sua cidade.

Portanto, podemos ver que existem diversas opções. Entretanto, nada vaia adiantar, se agente não se conscientizar.

Confira: Seres “humanos terão uma espécie de segundo eu” segundo o ex-presidente do Google

Seres “humanos terão uma espécie de segundo eu” segundo o ex-presidente do Google / Foto /Reprodução/ portal olhar digital

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje

Compartilhe