Brasil tem o ônibus com ar-condicionado e sistema de energia solar

A empresa Comil Ônibus fez o primeiro ônibus com um sistema de energia solar do Brasil. A Comil fez esse projeto em parceria com a Startup Catarinense Innovaklim e surpreendeu o mercado de veículos.

Então, essa criação oferece às pessoas mais sustentabilidade e evita o gasto com combustíveis. Além disso, a inovação tem a premissa de diminuir a emissão de gás carbono na atmosfera, sendo novo em nosso país.

Confira: Petrobras anuncia reajuste de 19% no gás natural a partir de domingo

Como um ônibus de energia solar funciona?

O sistema funciona com a energia que vem de geradores e das placas e painéis solares. Ele tem a função de armazenar energia cinética e solar e por consequência transformá-las em energia elétrica para mover o ônibus.

Isso funciona de forma parecida com os painéis encontrados em casas mais novas. Porém, a tecnologia é muito mais moderna uma vez que precisa pegar mais energia para poder mover um ônibus inteiro.

Brasil tem o ônibus com ar-condicionado e sistema de energia solar: confira / Fonte reprodução internet

A empresa colocou no veículo muitas outras funções. Por exemplo, ele conta com 31 lugares, com poltronas especiais para cada cliente, luzes de LED, ar-condicionado e muito mais!

Segundo a Innovakim, dois anos de testes dessas funções tiveram que acontecer para o projeto finalmente começar a ser testado. Então, Isso significa que os gazes que o sistema usa e toda sua tecnologia foram feitos buscando diminuir os danos na natureza.

Leia também: Laboratório em Wuhan é a origem “mais provável” do coronavírus: Confira

A Innovakim

A empresa diz que não foi fácil de fazer tudo isso. Contudo, a ideia de fazer o primeiro projeto ecológico elétrico para veículos brasileiros sempre foi muito chamativa. Porém, por ser algo que nenhuma outra empresa havia tentado antes, foi um grande desafio.

Mas, mesmo com as dificuldades, o grupo não desistiu do projeto e continuou até realizar. Então, desde 2019 a empresa busca inovar os veículos pesados, sempre tentando melhorar a natureza.

Confira: Bola de plasma lançada por mancha solar “morta” chegou à Terra

Bola de plasma lançada por mancha solar
Bola de plasma lançada por mancha solar “morta” chegou à Terra / Créditos de imagem pixabay

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje

Compartilhe