BMW anuncia tecnologia de mudança de cor em sua nova SUV elétrica

A BMW anunciou recentemente no CES 2022 uma nova tecnologia de mudança de cor, que será aplicada em sua nova SUV elétrica, a iX Flow.

A mudança de cor na carroceria do veículo é uma tecnologia inédita na indústria, e foi demonstrada através de uma apresentação ao vivo na última quarta-feira (5).

De acordo com a BMW, a tecnologia E Ink foi instalada na carcaça do iX Flow, e deverá permitir ao motorista “a liberdade de expressar diferentes facetas de sua personalidade”.

Segundo a chefe do projeto, Stella Clarke, a tecnologia permite até mesmo o prazer da mudança externamente, podendo redefinir cada vez que sentar no carro.

Na apresentação, foram mostrados apenas tons de preto e branco, não havendo maiores detalhes sobre a mudança para outras cores.

No entanto, a BMW confirmou que a tecnologia já irá estrear no SUV elétrico, além de ser estendida também para outros modelos da marca, nos próximos anos.

BMW e a tecnologia de mudança de cor na iX Flow

 

A tecnologia E Ink consiste em milhões de microcápsulas com um diâmetro que equivale à espessura de um fio de cabelo humano.

Cada microcápsula contém pigmentos brancos com carga negativa, e também pigmentos pretos com carga positiva, que podem ser alterados conforme o comando do usuário.

A montadora informou que a mudança automática de cor é ativada nas microcápsulas devido a impulsos elétricos semelhantes aos utilizados em eReaders, como o Kindle da Amazon.

Entretanto, uma diferença da tecnologia é que a adequação à carroceria e seus formatos é feita com base em algoritmos feitos pela montadora.

Mais benefícios da E Ink

 

Outro grande benefício da tecnologia está justamente pelo fato da cor da carroceria influenciar na temperatura interna, especialmente em um veículo elétrico.

Nesse caso, cada kWh de energia conta, então quando o veículo estiver em uma cidade mais quente, a cor deverá ser mais clara, a fim de utilizar menos a força do ar-condicionado.

Já em locais frios, é possível armazenar mais calor ao utilizar a cor preta, conforme a necessidade e desejo do motorista.

BMW iX Flow

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução BMW

Veja a postagem de horigem em: Engenharia Hoje