Abramed alerta para falta de testes de Covid e recomenda que laboratórios priorizem pacientes graves, profissionais da saúde e de setores essenciais.| Foto: Ari Dias/AEN.

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou nesta quarta-feira (12) que os testes para diagnóstico da Covid-19 no Brasil podem acabar por falta de insumos. A entidade recomenda que os laboratórios priorizem a testagem de pacientes graves, trabalhadores da saúde e outros profissionais essenciais.

“Não é possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, mas há um risco real de desabastecimento”, disse Wilson Shcolnik, presidente do Conselho da Abramed, em nota. A procura por testes aumentou devido ao avanço da variante ômicron, que é mais transmissível. A alta procura sobrecarrega a produção de insumos e reagentes está sobrecarregada. A associação afirmou que está produzindo uma nota técnica sobre o tema.

A Abramed indica que os exames disponíveis devem priorizar: pacientes que tenham maior gravidade de sintomas; pacientes hospitalizados e cirúrgicos; pessoas no grupo de risco; trabalhadores assistenciais da área da saúde; e colaboradores de serviços essenciais. Com isso, pessoas sem sintomas ou com sintomas leves e que tiveram contato com infectados são aconselhadas a se isolarem, mesmo que não tenham sido testadas. A informação foi divulgada pelo portal g1.