Levada dos carros do Caboclo e da Cabocla abre festa do Dois de Julho em Valença

Cristina Pita

Autoridades e populares conduzirão na noite deste domingo (1°/7), às 19h, os carros do Caboclo e da Cabocla, saindo do estacionamento da Prefeitura, na Praça Ademar Braga Guimarães, até a Orla do Rio Una, em frente a Academia da Saúde.

O ato marca a abertura das celebrações em homenagem ao aniversário da Independência da Bahia em Valença (a 260 km de Salvador), no Baixo Sul da Bahia.

Caboclo e a cabocla, são ícones da Independência da Bahia. A imagem simbólica dos ícones do ‘Dois de Julho’ são abrigadas na Orla do Rio Una até o 2 de Julho, segunda. Símbolos representam a luta pela Independência contra as tropas portuguesas.

No dia Dois de Julho, segunda-feira, a programação será aberta às 7h30 na Orla do Rio Una quando autoridades participarão da solenidade de hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos do Brasil, da Bahia e de Valença.

Academia da Saúde na Orla do rio Una

Em seguida acontece a reinauguração da Academia da Saúde e logo depois o tradicional desfile cívico e militar em direção a Praça Getúlio Vargas, no bairro da Vila Operária.

Colégio Getúlio Vargas recebeu moderna reforma, com salas climatizadas

O prefeito Ricardo Moura, junto com as demais autoridades e a comunidade, entrega à população, o Colégio Getúlio Vargas, na Vila Operária, totalmente reformado, encerrando as homenagens cívicas ao 2 de Julho.

A partir das 16h, o cantor Tierry anima a tarde em Valença, com um show, encerrando as festividades

História

O Dois de Julho comemora a luta pela Independência da Bahia em 1823, um ano depois do sete de setembro, quando definitivamente se interrompe com o processo de colonização de Portugal no Brasil.

O festejo do Dois de Julho relembra, sobretudo, a presença do povo baiano nessa luta, nas figuras do Caboclo e da Cabocla, que significam homem e mulher da terra.

A festa do Dois de Julho é uma manifestação cívica e popular. Envolve a participação de diversas entidades, grupamentos militares, políticos e folclóricos, além da presença de bandas, fanfarras, e de carros alegóricos dos Caboclos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *