MS anuncia repasse de R$ 93 mi para 46 UPAs

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou o repasse de recursos federais para custear e qualificar os serviços ofertados à população de 46 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Na Bahia, 18 unidades serão beneficiadas. “A partir de agora, esses municípios poderão contar com o apoio do governo federal para continuar oferecendo atendimento de qualidade à população. Nessa gestão, todos os pedidos para habilitação de UPAs dos municípios que entregaram a documentação correta foram atendidos. Não existe mais nenhuma solicitação pendente no ministério”, afirmou o ministro.

De acordo com a pasta, o país conta atualmente com 562 UPAs 24h, com capacidade de atender 130 mil pessoas por dia. Existem ainda 165 unidades concluídas sem funcionar. “Para incentivar a abertura das unidades fechadas, o Ministério da Saúde publicou, no início do ano, Portaria com uma série de medidas que flexibilizam as formas de custeio das UPAS 24 horas. Com isso, gestores passaram a definir e escolher a capacidade de atendimento das unidades a partir de oito opções de funcionamento e capacidade operacional, vinculando os repasses de custeio mensais à quantidade de profissionais em atendimento e não mais por tipologia de porte”, divulgou o ministério em nota.*MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *