Idosa fica cega à espera de cirurgia para glaucoma

Uma idosa perdeu a visão do olho esquerdo enquanto esperava uma cirurgia para tratar o glaucoma em Feira de Santana. Josefa Alves de Oliveira, 66 anos, adquiriu a doença após combater um quadro de câncer de colo e intestino.

Segundo a família da idosa, um dos medicamentos usados no tratamento provocou o aumento da pressão ocular, configurando o glaucoma. A doença foi descoberta após uma consulta com um oftalmologista que recomendou a cirurgia.

A cirurgia, no entanto, custa mais de R$ 8 mil e consiste na implantação de uma válvula no olho afetado. O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a cirurgia, mas não fornece a válvula.

De acordo com o G1, a família de Josefa, sem ter como pagar o procedimento, recorreu à Justiça em junho deste ano, que determinou que o procedimento fosse feito pelo estado, em um prazo de 30 dias. A cirurgia ainda não foi realizada.

Na época em que procurou a Justiça, a idosa ainda tinha 60% da visão do olho esquerdo. Contudo, com a demora para realizar o procedimento, Josefa acabou perdendo completamente a visão.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que o Hospital das Clínicas (Hupes), que pertence a Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi autorizado a adquirir a válvula e realizar o procedimento em 16 de agosto. A família, no entanto, alegou que não foi avisada sobre a autorização.

Leave a Reply