Bandidos invadem igrejas, bebem vinho e roubam dinheiro de romaria

Duas igrejas foram alvo da ação de bandidos em um intervalo de dez dias na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia. O primeiro caso, que ocorreu no templo Santa Isabel, além de levarem computadores, aparelhos eletrônicos e outros objetos, os assaltantes beberam o vinho da santa ceia.

A Polícia Civil investiga os dois casos, que de acordo com o coordenador da Delegacia de Eunápolis, Moisés Damasceno, não têm relação.
“Invadiram a secretaria, invadiram algumas salas, invadiram a paróquia, violaram o templo e também mexeram na secretaria, dentro da igreja. Mexeram na sacristia, reviraram algumas gavetas. Então, acabaram levando algumas coisas de muita importância para nós”, disse o Frei Gutemberg da Silva Santos, pároco da Igreja Santa Isabel. Na parte de trás da igreja funciona um centro universitário católico, que também foi roubado. O caso aconteceu no dia 3 de março, e a polícia já tem suspeitos.

Já no último domingo (12), a Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora, que fica no centro de Eunápolis, também foi arrombada e R$ 5 mil que seriam usados em uma romaria foram levados da secretaria da igreja. “Vai ter uma romaria para a [Nossa Senhora] Aparecida e as pessoas estavam devolvendo, ou seja, pagando os seus boletos para levar para a agência de turismo. E a secretária tinha juntado esse dinheiro, e o rapaz viria buscar, no sábado [11], e não veio”, relatou Alessandro Collen, pároco da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora.

A porta da secretaria da igreja da Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora já foi fechada com tijolos nesta terça-feira (14). A ação dos bandidos foi no horário de almoço, quando ninguém estava no local. Eles entraram arrombando a porta lateral da igreja, que já foi consertada, depois seguiram para a sacristia, onde forçaram outra porta.

Como não encontraram dinheiro na sala onde os dízimos são contados, eles seguiram para a secretaria e quebraram cadeados e a porta. Quando o vigia chegou, o dinheiro já tinha sido levado.

Leave a Reply