SEMANA SANTA: Feira dos Caxixis movimenta Nazaré das Farinhas

Cristina Pita
cristinapita@bacidades.com.br

Como acontece todos os anos, a cidade de Nazaré das Farinhas (a 216 km de Salvador e 58 km via ferry-boat) é palco da tradicional Feira de Caxixis, realizada de quinta-feira (29) ao domingo (1º), e que movimenta a cidade durante os quatro dias de Semana Santa, chegando a receber 10 mil turistas no período.

Cerca de 400 oleiros vindos da Vila de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, expõem no centro da cidade o colorido dos caxixis e da cerâmica artesanal do recôncavo baiano. Os oleiros vão expor suas peças na Praça Alexandre Bittencourt e na Praça dos Arcos em 300 barraquinhas padronizadas. Paralelamente ao evento, ocorre a encenação da Paixão de Cristo na sexta-feira (30), a partir das 19h, e shows musicais.

 

São aguardadas as apresentações dis cantores Daniel Vieira, Pablo, Naiara Azevedo, Saulo, Tierry, Isaac Gomes e bandas como Psirico, Bandana e Papazoni, dentre outras atrações que se dividirão nos palcos Arena Caxixis e Arena Maria Fumaça.

‘Mãos que Criam’ é o tema da feira este ano. Os produtos variam de miniaturas (caxixis), utensílios domésticos, artigos de decoração e imagens de santos católicos, criados pelos artesãos do Recôncavo.

Os visitantes podem percorrer as 14 estações da Via Sacra, com esculturas em tamanho natural, que relembram os últimos momentos da vida de Cristo, na Sexta-feira da Paixão. Outra opção é visitar a estátua de Jesus. O monumento de 15 metros de altura está localizado no Morro do Silêncio.

História 

A Feira dos Caxixis começou com uma pequena exposição idealizada por um oleiro de nome Patrício. Em uma canoa, navegando pelo Rio Jaguaripe, ele deslocou-se de Maragojipinho até Nazaré, na Semana Santa, levando miniaturas confeccionadas em barro, compradas pelos moradores ainda no porto. O sucesso motivou o artesão a convidar outros oleiros para irem com ele, originando a feira.

PROGRAMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *