Policlínicas Regionais de Saúde inauguradas neste ano superam 7 mil atendimentos

Inauguradas entre os meses de maio e junho deste ano, as Policlínicas Regionais de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas já realizaram mais de sete mil atendimentos.

Policlínica de Valença 

Juntas, as unidades oferecem procedimentos de média complexidade a mais de 2,5 milhões de baianos do Recôncavo, Baixo-Sul e Centro-Norte do estado.

Policlínica de Santo Antônio de Jesus 

Com atendimentos de média complexidade, as Policlínicas oferecem 18 especialidades para os pacientes, a exemplo de angiologia, cardiologia e endocrinologia, e, ainda, uma série de exames, inclusive ressonância magnética, tomografia, mamografia e ultrassonografia com doppler.

Nas Policlínicas que atendem as regiões de Santo Antônio de Jesus e Valença, Feira e Alagoinhas as especialidades mais procuradas são angiologia, endocrinologia, neurologia, cardiologia, ginecologia/obstetrícia e otorrinolaringologia. Nas mesmas unidades, os exames mais requisitados são ultrassonografia, raio-x, eletrocardiograma, ecocardiograma e tomografia computadorizada.

Atendimento

Os cidadãos atendidos nas Policlínicas Regionais de Saúde são encaminhados pelo município em que residem, que é responsável por agendar a consulta ou exame.

A necessidade é identificada nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS). “De acordo com a prioridade do quadro clínico, o paciente tem o atendimento marcado pelo órgão municipal de saúde na Policlínica, por meio de um sistema. Por isso é tão importante que os municípios tenham uma boa cobertura de saúde”, alerta Nelson Portela, coordenador dos Consórcios de Saúde das Policlínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *