Mutirão de cirurgias atende em SAJ a partir desta segunda, dia 16

Cristina Pita

O mutirão de cirurgias eletivas inicia o atendimento em Santo Antônio de Jesus nesta segunda-feira (16/7). A unidade móvel ficará estacionada na área verde da Secretaria Municipal de Saúde e segue até quinta-feira (19/7)

Este é o segundo ano consecutivo que Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, recebe o Mutirão de Cirurgias Eletivas, conforme informou a prefeitura. O Mutirão beneficiará os pacientes que se encontram na fila de espera, além de agilizar o acesso dos que aguardam a realização dos procedimentos de média complexidade. O projeto é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), em parceria com a Prefeitura Municipal.

Pessoas entre 14 e 65 anos, que necessitarem de cirurgias para vesícula (colecistectomia), tireoide e histerectomia total; e pacientes de 4 a 13 anos e 11 meses serão atendidos para hérnia (inguinal, umbilical e epigástrica) e amígdala, devem estar cadastrados na Lista Única do Governo do Estado para participar do projeto, o que já foi feito através da  Secretaria Municipal de Saúde de SAJ.

Porém, os pacientes que ainda não estejam cadastrados na Lista Única, mas, que necessitam ser submetidos aos procedimentos cirúrgicos e que se enquadram no perfil estabelecido pela SESAB, também podem ter a chance de participar do mutirão. ‘Para isso, basta comparecer ao Mutirão nos dias programados munidos dos exames e documentação pessoal’, informa a Prefeitura.

Os pacientes devem possuir resultados dos exames laboratoriais realizados em até seis meses, de Hemograma completo, TP, TTPA, Ureia, Creatinina e Glicemia. Os demais exames para o pré-operatório serão realizados nas unidades móveis. As mulheres que se submeterão à histerectomia devem ter um exame de preventivo feito há pelo menos um ano, além do Beta HCG.

 

Leave a Reply