FOLCLORE: Deputado Alan Sanches prestigia cultura de Santa Inês no tradicional Terno de Reis do município

Apreciador da cultura e tradição das cidades do interior da Bahia, no útimo sábado (06/01), o Deputado Estadual Alan Sanches (DEM) participou, em Santa Inês (a 315 km de Salvador), na região do Vale do Jequiriçá, da Festa do Terno de Reis.

Na companhia da ex-vereadora Rose, o parlamentar percorreu a cidade cantando as cantigas e visitando as casas, mantendo a tradição e a cultura vivas. “Isso não pode morrer”, afirmou Alan Sanches.

 

O desfile de ternos é  uma das formas mais conhecidas de celebrar o Dia de Reis. Na liturgia católica, a data comemora a Epifania do Senhor, que lembra a visita dos três reis magos ao Menino Jesus. Também chamados de “folia de reis”, os ternos  são identificados, tradicionalmente, como uma manifestação de origem portuguesa.

No Brasil, passou por modificações e incluiu outros formatos como os  “bailes pastoris”, que lembram as peças teatrais e os reisados – grupos de músicos que vão de porta em porta e são mais comuns no interior da Bahia.   Os ternos têm uma estrutura que varia de 60 a 100 integrantes. Cada agremiação leva o seu estandarte e uma orquestra formada por instrumentos de sopro, percussão e cordas, como  banjo, cavaquinho e violão.

Assista um pouco do Terno de Reis de Irecê

 

Leave a Reply