EPILEPSIA: Elevador Lacerda, em Salvador, é iluminado de roxo em campanha de conscientização sobre a doença

Até a noite desta terça-feira (27/3), um dos pontos turísticos de Salvador, o Elevador Lacerda, ficará iluminado de roxo em apoio à campanha internacional de conscientização da epilepsia, chamada de “Dia Roxo” ou Purple Day, comemorado sempre no dia 26 de março. A ação conta com o apoio da Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O Purple Day tem como objetivo aumentar a consciência sobre a epilepsia em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta aproximadamente 1% da população, ou seja, cerca de 50 milhões de pessoas. Só em Salvador, estima-se que haja cerca de 30 mil pessoas com este diagnóstico.

Purple Day

A data foi criada em 2008 pela canadense de nove anos Cassidy Megan, numa parceira com a Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS). A garota escolheu a cor roxa devido à flor de lavanda, que é associada ao sentimento de solidão, pois representa o isolamento vivido por muitas pessoas que têm epilepsia.

No Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia pessoas do mundo inteiro são convidadas a apoiarem a causa, vestindo uma peça na cor roxa para destacar a importância da sociedade em se informar a respeito da epilepsia. “O Purple Day, ou Dia Roxo, é comemorado anualmente em 26 de março e representa um esforço internacional para aumentar a consciência sobre a epilepsia, que afeta cerca de 1% da população em todo o mundo e até 2% entre os brasileiros”,  destaca Adélia Henriques Souza,  neurologista infantil e Presidente da LBE – Liga Brasileira de Epilepsia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *