Defesa Civil de SAJ intensifica Operação após temporal com levantamento topográfico e limpeza de canais

Cristina Pita
cristinapita@bacidades.com.br

Atenta aos transtornos causados pela incidência das chuvas que caem na região do Recôncavo, como neste sábado (24/3), a Defesa Civil de Santo Antônio de Jesus está ampliando as ações da Operação Chuva no município. O objetivo é minimizar os danos causados à população.

A operação, iniciada desde último dia 18/3, foi intensificada neste sábado após o temporal que alagou ruas e bairros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcus Vinicius Santana Santos, as ações realizadas hoje priorizaram as áreas atingidas pelas chuvas, a exemplo de limpeza de bocas de lobo, bueiros, valas, redes pluviais, desobstrução da rede de drenagem e retirada do lixo das vias de escoamento, para permitir que a água passe livremente.

Os benefícios se estendem à sede do município. “As ações estão sendo intensificadas. Fizemos hoje serviços de sucção do acúmulo de água  na Bela Vista e na Maria Preta, Loteamento Doce Lar, Ruas 17 e 18 no Alto Santo Antônio, Rua Manaus. Na Rua Sergipe foram feitos os serviços de abertura do canal para limpeza, levantamento topográfico da área para um novo projeto para a rede de drenagem, a recuperação asfáltica da via e a limpeza das áreas; recuperação de calçamento da Rua Mato Grosso e a limpeza do canal da Rua Antonio Fraga, a rua da Miúcha”, destacou.

Outros serviços foram feitos como a limpeza de boca de lobo na 4a travessa da Viriato Lobo, na 2a travessa da Marita Amâncio, na Rua Vereador João Silva, e Rua Belém, na Maria Preta. Segundo o coordenador da Defesa Civil, o que ocorre com chuvas dessa intensidade é que as redes de drenagem não suportam a quantidade de água. “Essas redes, como é do conhecimento de todos,  são muito antigas e a vazão pequena para a quantidade de água, como a que caiu hoje. Além  disso, moradores estão troncando as redes sanitárias com as redes pluviais, assim acopla as duas redes e sobrecarrega a de drenagem”, lamentou Marcus Vinicius.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *