Ação oferece rastreamento de câncer de mama em Santo Antônio de Jesus

Cristina pita

Até o próximo dia 6 de setembro, a população feminina na faixa etária de 50 a 69 anos de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, poderá ser atendida pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, uma estratégia itinerante que permite o acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. O atendimento começou na segunda (21).

Para o atendimento, é necessário levar um documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. A unidade móvel está estacionada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Luís Viana. A meta é atender 2,1 mil mulheres. Na quinta-feira (24) a ONG Amigas do Peito dará apoio a ação numa campanha de conscientização para as mulheres.

O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes ou numa unidade mais próxima, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *