Competições de astronomia vão selecionar brasileiros

Até a próxima quarta-feira (8), 91 estudantes do ensino médio que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2016 participam das seletivas que vão escolher as delegações brasileiras nas competições de astronomia no exterior. As provas teóricas e as atividades práticas serão realizadas em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro. Serão selecionados 20 estudantes.

Cinco vão para a equipe do Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), na Tailândia, e outros cinco participam no Chile da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Os demais farão parte dos times reservas. O processo de seleção começou ainda no ano passado com os 3 mil jovens mais bem colocados na OBA, que fizeram uma prova online.

Na IOAA 2016, sediada na Índia, o Brasil obteve três medalhas de bronze, sendo uma inédita na competição em equipe, além de três menções honrosas. Na Olimpíada Latino-Americana do ano passado, na Argentina, os alunos brasileiros conquistaram o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Leave a Reply