Lajedinho:Decretada situação de emergência

A situação de emergência decretada pelo município de Lajedinho, na Chapada Diamantina, após uma forte chuva atingir a região, foi homologada pelo Governo da Bahia na quinta-feira (6). O decreto vale por 180 dias.

O temporal, registrado no dia 1º de março, causou uma tromba d’água no rio Saracura, que invadiu a cidade e deixou casas e ruas alagadas. Ao todo, 94 famílias ficaram desabrigadas. Não houve registro de mortes ou feridos. Um dia depois, a prefeitura decretou situação de emergência na cidade.

A homologação da situação de emergência agora pelo governo estadual permite que a prefeitura solicite apoio para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas. O decreto está sob análise também do governo federal e espera homologação do Ministério da Integração.

No dia 2 de fevereiro, o Ministério reconheceu um decreto de emergência da prefeitura de Lajedinho, mas por conta da seca. O decreto vale até o dia 10 de julho. A cidade baiana tem, portanto, dois decretos por situações adversas: chuva e seca. (Secom)

Leave a Reply