Eclipse mais longo do século será visível do Brasil

O eclipse lunar mais longo do século, com a “Lua de Sangue”, será visível do Brasil no próximo dia 27, uma sexta-feira. O fenômeno terá uma duração longa devido às posições relativas do Sol, Terra e do satélite natural durante o evento. “Quando a Lua nascer nas regiões Sudeste e Nordeste, por volta das 17h30 horário de Brasília (a hora exata depende do lugar), já estará na sombra da Terra, e avermelhada. Poderemos ver apenas a Lua saindo do eclipse”, explica o astrofísico Thiago Signorini, da Sociedade Astronômica Brasileira.

De acordo com o UOL, vire-se em direção ao mar, ou ao leste, caso queira encontrar um bom lugar para observar o fenômeno. A “Lua de Sangue” ganha esse nome quando o satélite fica com uma coloração mais avermelhada.

O eclipse acontece no final da tarde da última sexta-feira deste mês. Assim, será um pouco difícil observá-lo, segundo Signorini. “Quando a Lua nascer nas regiões Sudeste e Nordeste, por volta das 17h30 horário de Brasília (a hora exata depende do lugar), já estará na sombra da Terra, e avermelhada. Poderemos ver apenas a Lua saindo do eclipse”, explica.

Para observar melhor o eclipse é bom encontrar um lugar de onde se possa ver bem no sentido leste – ou na direção do mar.

O presidente do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB), Augusto Ornellas, explica, no entanto, que outros pontos do mundo terão uma visão mais privilegiada do fenômeno. “Ele será mais visível na África, leste da Europa e parte da Ásia. A fase total do eclipse ocorrerá entre 16h30 e 18h, antes de a Lua nascer no Brasil”.

“Lua de Sangue”

No eclipse total, a lua vermelha (ou lua de sangue) ganha tal coloração porque a luz do Sol que chega à Lua durante o eclipse, ao invés de atingi-la diretamente, atravessa a atmosfera terrestre, causando o avermelhamento. O efeito é o mesmo que durante o pôr-do-sol, quando o Sol fica mais avermelhado ou laranja.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *