CONCEIÇÃO DO ALMEIDA: Prefeitura melhora a qualidade do atendimento à população na rede pública. Novo CAPS reforça serviço; confira

Cristina Pita

O trabalho da Prefeitura de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, para aumentar e melhorar o atendimento da rede pública municipal de Saúde não para. Nos últimos dias, a população ganhou o novo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Barbinha, uma justa homenagem em memória à senhora Bárbara Ferreira de Jesus, figura marcante na história do município. O novo CAPS fica numa localização estratégica, bem no centro da cidade.

O CAPS conta com salas climatizadas, dois consultórios médicos, farmácia para dispensação de medicamentos, sala de medicação, refeitório; banheiros dentro dos padrões de acessibilidade, proporcionando maior conforto e ambiência, recepção espaçosa, copa e administração. Além da parte externa, que possui um jardim bem cuidado e fachada com identificação e bem iluminada. “Tudo pensado com todo carinho para acolher a todos que precisam dos serviços”, disse o prefeito Ito de Bêga (PSD).

O novo CAPS Barbinha conta com uma equipe multidisciplinar, que é referência na região, composta por médico psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico em enfermagem, entre outros. o CAPS funciona de segunda a sexta, com atendimento diurno. Para maior comodidade, os pacientes recebem três refeições durante o tratamento e transporte mediante critério específico. “O CAPS é mais um sonho que está sendo entregue a população. Esse espaço foi criado com todo amor e carinho, como uma segunda casa para quem precisa dos serviços de qualidade que serão ofertados aqui^, garantiu o prefeito.

Saúde como prioridade

A Saúde é uma área que vem recebendo todas as atenções da Prefeitura de Conceição do Almeida. Os investimentos no segmento ultrapassaram o mínimo previsto na Constituição Federal, que prevê uma obrigação legal na aplicação de 15% das receitas por parte dos governos municipais, mas a atual gestão do Município ultrapassa esse patamar de investimentos na área com a implantação de novos serviços, a ampliação da oferta dos que já existiam e os investimentos em infraestrutura.

As obras fazem parte do amplo processo de reestruturação, que contempla também as unidades de saúde existentes, comandado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse trabalho de reestruturação inclui a construção de novos equipamentos e reformas e ampliação de outras estruturas, melhorando cada vez mais o atendimento aos almeidenses.

Como resultado, vários bairros e localidades rurais estão ganhando centros renovados e melhor aparelhados, como acontece com as Unidades de Saúde da Família (USFs). O maior avanço foi o Hospital Municipal de Conceição do Almeida, que em breve, ganhará a segunda etapa, já com a maternidade e novas enfermarias, totalmente equipadas.  “Assim acreditamos que deve ser o excelente trabalho de humanização e inserção social”, ressaltou o prefeito Ito de Bêga.

Confira mais fotos do CAPS Barbinha

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *