Rui sanciona Dia Estadual da Consciência Humana

O governador Rui Costa (PT) sancionou a criação do Dia Estadual da Consciência Humana, a ser comemorado no dia 10 de setembro, o que causou desconforto entre pessoas ligadas ao movimento negro. Ironicamente, a sanção foi publicada no Diário Oficial do último sábado (12/5), um dia antes do 13 de Maio, que marca a assinatura da Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888. A data, no entanto, não é comemorada pelo movimento negro, que tem em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, o marco da resistência à escravidão.

A proposta do Dia Estadual da Consciência Humana, apresentada pelo deputado Marcell Moraes (PSDB), foi aprovada pela Assembleia Legislativa. No ano passado, a Câmara Municipal de Salvador já havia criado o Dia Municipal da Consciência Humana, ao apreciar texto de autoria do vereador Paulo Câmara (PSDB).

Um dos artigos do projeto de lei sancionado por Rui diz que a iniciativa é da Fundação Ocidemnte, identificada como uma entidade civil sem fins lucrativos, criadora e mantenedora de instituições voltadas para arte, ciência e espiritualidade.

Veja

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *