Projeto do Deputado Alan Sanches leva serviços de saúde e cidadania gratuitos a moradores do bairro Irmã Dulce, em Santo Antônio de Jesus

Cristina Pita
cristinapita@bacidades.com.br

O projeto Caravana da Saúde, idealizado há 15 anos pelo Deputado Estadual Alan Sanches (DEM), levou serviços gratuitos de saúde e cidadania a moradores do bairro Irmã Dulce, o popular Mutum, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, na manhã deste domingo (8/4). Centenas de pessoas da comunidade compareceram em busca dos serviços.

A iniciativa, denominada Feira de Saúde e Cidadania, disponibilizou emissão de segunda via de documentos, orientações jurídicas e sobre prevenção de doenças. Além disso, foram ofertados exames de prevenção ginecológico, aferição da pressão arterial, medição de glicemia e consultas médicas com ortopedista, cardiologista, nutricionista e clínico geral.

Deputado Alan Sanches, que é médico, é o idealizador da Caravana da Saúde

O Deputado Alan Sanches avaliou como positiva a ação, que acontece há 15 anos em vários municípios do interior da Bahia e até em bairros da capital baiana. “A  Caravana da Saúde tem a finalidade de promover a qualidade de vida. É um trabalho desenvolvido com nossos parceiros para levar mais serviços de saúde e cidadania à população. Então, estamos ofertando alguns serviços, consultas e exames”, pontuou.

O Deputado ressaltou que a Caravana da Saúde possui uma equipe multidisciplinar, com advogados, cardiologistas, nutricionistas e outros profissionais, que realizam a ação como forma de reduzir as demandas na área de saúde. Mais de 200 pessoas são atendidas com diversos serviços. “Existe uma procura grande e, muitas vezes, reprimida. A gente tenta ajudar e resolver os problemas das pessoas que nos procuram”, salientou.

Para o Vereador, Duda Sanches (DEM), a ação foi muito proveitosa e a Caravana da Saúde, com a Feira deste domingo, é mais uma etapa de sucesso . “Estamos extremamente satisfeitos. Pudemos esclarecer dúvidas de muitas pessoas e resolver questões importantes para a vida desses cidadãos”, pontuou.

 

Moradores tiveram acesso a exames e consultas

Um dia diferente com promoção à saúde, cidadania e lazer. Assim foi para os moradores do Irmã Dulce. A dona de casa Rosângela Ferreira foi uma das primeiras a chegar à unidade móvel e aproveitou vários dos serviços ofertados. “Acho muito bom poder fazer tanta coisa num único dia e ainda ter opção para minha filha brincar, além de cuidar da saúde”, disse.

A aposentada Tereza Santos de Jesus, de 65 anos, há dois anos não consegue fazer um exame preventivo. “A gente vai e marca, mas demora muito. Aqui foi rápido. Está tudo bem”, comemorou.

Rosana Machado, cirurgiã geral

As pessoas também tiveram atendimento na área de cardiologia e consulta com a cirurgiã geral, Rosana Machado, nora de Coq Machado, presidente da Fundação Renato Machado.

Advogado Pedro Melo

Sem condições para pagar o serviço de um advogado, o mecânico Osvaldo Oliveira conseguiu, enfim, ser atendido pelo advogado Pedro Melo, que prestou atendimento gratuito aos moradores.

A advogada Nil Correia

Vários profissionais  disponibilizaram seu tempo e trabalho à comunidade, como a advogada Nil Correia, que prestou assistência jurídica aos moradores que procuraram pelos serviços, informações e orientações diversas.

Aferições preventivas como a medição da pressão arterial e da glicemia, quando realizados regularmente, podem evitar patologias mais graves, a exemplo do temido mal súbito. Por isso a prevenção é imprescindível.

Monyke Camargo, nutricionista

A nutricionista Monyke Camargo disse que foram detectados vários casos de diabetes e pressão alta.  Por conta disso, foram passadas orientações importantes. “Atendi muitas pessoas diabéticas, principalmente mulheres. Também verificamos um alto índice de pessoas hipertensas. Passamos orientações e as recomendações dietéticas”.

Parceiros

O líder comunitário e suplente de vereador, Alex de Cate, apoiou o evento.

Dui Souza, da Força Jovem e suplente de vereador, prestigiou a Ação.

 

Confira as fotos

Fotos BA Cidades

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *