Embasa deixa moradores quase 30 dias sem água em casa em Conceição do Almeida

Cristina Pita
cristinapita@bacidades.com.br

Moradores de Conceição do Almeida, no Recôncavo da Bahia, sofrem com a falta de água nas residências em algumas áreas da cidade. Segundo relatos dos próprios moradores, em algumas casas não cai água há quase um mês. A situação tem obrigado muita gente a buscar alternativas para não ficar sem água. A prefeitura chegou a disponibilizar carro-pipa para abastecer o reservatório da estação de tratamento, que depois distribui para as casas.

A situação fez com que o prefeito da cidade, Ito de Bêga (PSD), se reunisse com o engenheiro civil da Embasa, Claúdio Franco Fontes, secretário da diretoria de abastecimento do interior, na manhã desta segunda-feira (12/3) na superintendência da Embasa, em Salvador, para tentar solucionar o problema, que atinge algumas áreas do município.

Prefeito Ito de Bêga e o engenheiro da Embasa, Cláudio Fontes

De acordo com o prefeito, a Embasa garantiu que está trabalhando para resolver o problema na adutora em Sapeaçu. “Será substituído um trecho de 200 metros, que liga Cruz das Almas a Conceição do Almeida, para regularizar e melhorar a distribuição da água no município”, reforçou Ito de Bêga.

O prefeito de Conceição do Almeida esteve na Embasa nesta segunda-feira (12/3)

A moradora Nilza se queixa que na casa dela a água não chega. “Aqui tem 24 dias sem água. Estamos indignados com o serviço da Embasa no nosso município. São 24 dias sem cair uma gota de água nas torneiras de nossas casas. Precisamos de uma ajuda, uma providência pra solucionar esse descaso com a população tendo em vista que em algumas ruas não há escassez de água”, atesta.

Outra moradora do município, de prenome Benedita, informou que há falta de água nas Ruas Fernando Martfeld, Fonseca Rocha, Alfredo Passos, 2 de Julho, Dr. João Muniz, Morro do Macaco, Antônio Valentim  e na Avenida Dr. Pedro Coni Neto. “A empresa diz que foi uma adutora que quebrou em Sapeaçu e por isso está faltando água. No entanto, se isso fosse verdade o corte de abastecimento da água seria na cidade toda. O que mais nos causa indignação é saber que em muitas ruas o abastecimento não parou”, lamentou.

A Embasa, através de nota, informou que ‘o sistema integrado que abastece Conceição do Almeida também atende os municípios de Cruz das Almas, Sapeaçu e localidades de Muritiba, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu e de Castro Alves. Entre os dias 6 e 8 de março, três trechos da rede distribuidora deste extenso sistema romperam. O primeiro rompimento, no dia 6, foi causado por um incêndio espontâneo na vegetação do entorno de uma adutora. O segundo aconteceu no dia 7 e o terceiro, no dia 8, foi causado por máquina de escavação trabalhando em área de outra adutora’.

Ainda segundo a nota da concessionária, ‘as três ocorrências provocaram interrupções no abastecimento de Conceição do Almeida, Sapeaçu e parte de Cruz das Almas, levando a uma maior demora no tempo de regularização do fornecimento de água após a conclusão dos serviços de manutenção’.

Mesmo com a queixa dos moradores, a Embasa afirmou que ‘no sábado (10/3), no entanto, Conceição do Almeida já estava recebendo água’. “Sendo que imóveis em pontos elevados da cidade ainda reclamavam que a água não tinha chegado ainda. Hoje (segunda, 12/3), essa parte da cidade já está recebendo água”, garantiu a empresa.

A Embasa afirma, na nota, que ‘já tem assegurado recurso de R$ 338 mil para substituir um trecho da adutora de água tratada que abastece Conceição do Almeida. Com esse investimento, cuja conclusão está prevista para junho deste ano, a retomada do abastecimento no município se dará de forma mais rápida, após paradas para manutenção no sistema integrado de abastecimento’.

 

 

Compartilhar

2 comentários em “Embasa deixa moradores quase 30 dias sem água em casa em Conceição do Almeida

  • 12 de março de 2018 em 18:29
    Permalink

    Seria muito bom se a conta desse mês só fosse paga tbm em junho,ou melhor:como vou pagar por um serviço que não utilizei?
    Sou cidadã, consciente dos meus direitos ! O que a Embasa tem feito em algumas ruas do meu município é uma vergonha!
    É descaso que se fala,né?
    Pois estou eu aqui pra denunciar !!!

    Resposta
  • 20 de março de 2018 em 01:58
    Permalink

    A cidade de sapeaçu ja esta a dois meses sem água, a embasa não da nenhuma explicação. As contas seguem chegando em nossas casas, e caras.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *