ÚLTIMA PESQUISA DO ANO MOSTRA EMBATE LULA-BOLSONARO

O ex-presidente Lula e o deputado Jair Bolsonaro estão isolados no cenário de disputa presidencial em 2018, de acordo com o último levantamento realizado no ano, pelo Instituto Paraná Pesquisas. Lula aparece na frente, com 29,2% das intenções de voto, e Bolsonaro em segundo, com 21,1%; os dois iriam tranquilamente para o segundo turno, com um terceiro nome ainda indefinido na corrida eleitoral. Outros cinco nomes que já se apresentaram como pré-candidatos oscilam entre 3,5% e 8,6%

última pesquisa eleitoral do ano, realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, mostra um embate entre o ex-presidente Lula e o deputado Jair Bolsonaro na disputa à presidência da República em 2018.

Os dois estão isolados, com um terceiro nome ainda indefinido. Lula lidera a corrida, com 29,2% das intenções de voto, e Bolsonaro fica em segundo, com 21,1%. Os dois iriam tranquilamente para o segundo turno.

Outros cinco nomes que já se apresentaram como pré-candidatos ao Planalto, de acordo com a pesquisa, oscilam entre 3,5% e 8,6%. Marina Silva (Rede) é quem tem o percentual mais alto, à frente de Geraldo Alckmin (PSDB), com 7,9%, Joaquim Barbosa (6,8%), Ciro Gomes (PDT), com 5,2% e Alvaro Dias (Podemos), com 3,5%.

Henrique Meirelles, Manuela D´Ávila e João Amoêdo registram menos de 1% da preferência do eleitorado. Entre os entrevistados, 12,5% não escolheriam nenhum candidato e 3,4% não souberam opinar.

O instituto testou dois cenários sem Lula, com Dilma Rousseff ou Jaques Wagner no lugar do ex-presidente como postulante pelo PT. No primeiro caso, Dilma fica em segundo lugar, com 13,4% das intenções de voto, empatada tecnicamente com Marina Silva (12,2%). Bolsonaro lidera com 22,8% das intenções. Jaques Wagner registra apenas 3,9% das intenções de voto.

nome de Dilma foi o mais citado (por 28,3% dos entrevistados) como candidato com mais chances de voto caso Lula não possa se candidatar.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de dezembro, ouviu 2.020 pessoas em todo o Brasil e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *