Departamento de Trânsito fiscaliza transporte clandestino em Valença

Beatriz Rocha

O Departamento Municipal de Trânsito de Valença – DMTRAN,  e a Guarda Municipal realizaram nesta quarta-feira (26), uma operação visando orientar sobre transporte irregular na cidade.

A primeira etapa consistiu em informar os condutores sobre a legislação e multas decorrentes do transporte clandestino de passageiros, sem licença e que não atende as normas de segurança para quem presta este tipo de serviço à população.

O Diretor do DMTRAN, Emanuel Santos da Silva, destacou a importância deste tipo de fiscalização em Valença, pois existem alguns veículos e condutores que não oferecem nenhuma segurança. “Além de expor em risco a sociedade, o transporte clandestino afeta a segurança viária, bem como prejuízos financeiros ao município e aos prestadores regulares do sistema de transporte público, que possuem alvará e devem manter toda documentação dos condutores e dos veículos em conformidade com a lei”, ressaltou.

Já a segunda etapa será mais efetiva e vai punir os veículos e condutores que estão realizando transporte de forma irregular na cidade.

O transporte clandestino não é só problema em Valença, mas em praticamente todas as localidades do Brasil. Todos os órgãos de fiscalização, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal enfrentam as dificuldades em fiscalizar e alertar os usuários quanto aos riscos deste tipo de transporte.

Por outro lado, a população reclama das poucas alternativas existentes no transporte público. Além do número reduzido de veículos por horário, os atrasos constantes e falta de um cronograma fixo atrapalham quem utiliza o transporte público todos os dias.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *