Hospital Dantas Bião promove palestra para cuidador

Evidenciando ainda mais o comprometimento com a qualidade dos serviços prestados, o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, através da equipe do Serviço Social, promoveu nesta terça-feira (30), mais um treinamento voltado para os cuidadores. A diretora da Unidade, Elenildes Bastos destacou a importância da busca permanente da qualidade nos serviços de atendimento na área da saúde. “Além da importância de ‘fazer melhor’, o diferencial é ainda fazer com que todos da unidade, profissionais, acompanhantes, estejam envolvidos no processo de restabelecimento da saúde do paciente”, salientou.

Durante o encontro foram abordados temas como cuidados com a higiene, alimentação, locomoção, que são fundamentais para evitar problemas que podem surgir durante o tratamento. Importante destacar que não só o cuidador, mas todas as pessoas que tem contato com o acamado devem manter a higiene e sempre lavar bem as mãos antes de tocar em qualquer utensílio ou alimento do paciente. Mais do que cuidar do corpo, essas pessoas precisam também de apoio moral, para que não se sintam um “peso” para seus familiares e cuidadores.

A assistente social do HRDB, Patrícia Lima, ressalta que cuidar de pacientes acamados é uma tarefa que requer uma atenção especial. “O treinamento para cuidadores acontece uma vez por mês para relembrar as normas e rotinas da unidade e principalmente para enfatizar a importância do cuidador na melhora do paciente. Eesse mês tivemos um diferencial onde a equipe reforçou como deve ser o tratamento ao cuidar do paciente, como evitar certos movimentos que podem prejudicar o tratamento, entre outros”, disse.

Patrícia Lima reforçou ainda que a autoestima pode ajudar muito na melhora do estado do paciente. “Por isso, é função de todos que convivem com ele garantir que se sinta sempre querido e, sempre que possível, integrá-lo às atividades da família”, pontuou.

Ascom HRDB

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *