Hospital Regional Dantas Bião sediará Encontro de Unidades Notificantes de Possíveis Doadores de Córnea

O panorama das doações de córnea na Bahia e as estratégias pensadas para zerar a fila de quem espera por um transplante de córnea, que hoje é uma das maiores do Brasil, serão traçadas durante o ‘Encontro de Unidades Notificantes de Possíveis Doadores de Córnea’, que acontece na próxima quinta-feira, dia 8, às 8h, no auditório do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas.

O evento é promovido pelo Banco de Olhos da Bahia, Central de Transplantes da Bahia e Secretaria de Saúde do Estado da Bahi – Sesab.

O enfermeiro do HRDB, André Ferreira destaca a ação desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Transplantes e do Banco de Olhos da Bahia. “Essa ação é de grande importância porque buscamos conscientizar a população para a importância da doação de córneas e assim ajudar quem está aguardando na fila de transplantes”, disse.

Por sua vez, a enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRDB, Lashimi Andrade, explica que o transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea doente de forma total ou parcial de um paciente por uma córnea doadora. A retirada de tecido ocular humano pode ser feita até 6h depois da parada cardíaca. “Atualmente a fila de espera para córneas na Bahia tem um número de 1.179 e a meta é zerar até dezembro de 2018”, pontuou.

Participarão deste encontro profissionais de saúde do HRDB, de hospitais da região, estudantes de enfermagem e autoridades envolvidas com a gestão da saúde no município de Alagoinhas. Os interessados em participar do encontro, que tem vagas limitadas, devem fazer sua inscrição através do email cihdott.hrdb@gmail.com

ASCOM HRDB

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *